PREVINA apresenta cálculo atuarial à Câmara e Prefeitura de Nova Andradina

Apresentação foi conduzida pelo atuário Luiz Cláudio Kogut e contou com a presença do consultor jurídico do Instituto, Ademir de Oliveira

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (PREVINA) apresentou, nesta terça-feira (4), os resultados da Avaliação Atuarial referentes ao ano-base de 2022. A audiência foi conduzida pelo atuário Luiz Cláudio Kogut e contou com a presença do consultor jurídico Ademir de Oliveira.

A Câmara foi representada pelo presidente da Casa, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), vereador Arion Aislan (PL), vereador Josenildo Ceará (PT), vereadora Cida do Zé Bugre (PL), vereadora Márcia Lobo (MDB) e vereadora Gabriela Delgado (PSB), além de representantes dos servidores no Comitê de Investimentos, Conselho Curador e Conselho Fiscal do PREVINA.

O Legislativo nova-andradinense também esteve representado pelo diretor Jurídico, advogado Fernando Zanelli Mitsunaga, e pelo assessor jurídico efetivo da Casa de Leis, advogado Walter Aparecido Bernegozzi Júnior. Já o Executivo municipal foi representado pelo prefeito Gilberto Garcia (PL), secretários municipais e Procuradoria-Geral.

Fonte: https://www.novaandradina.ms.leg.br/institucional/noticias/previna-apresenta-calculo-atuarial-a-camara-e-prefeitura-de-nova-andradina

Acompanhada pela diretora de Benefícios, Adriana Pimenta, e pelo diretor Financeiro, Bruno Sales, a diretora-presidente do PREVINA, Edna Chulli, explicou que o cálculo atuarial tem como intuito avalizar a liquidez do Regime Próprio, ou seja, mostrar o montante necessário para equilibrar a entrada e saída de recursos para o pagamento da aposentadoria dos beneficiários.

Esses recursos são oriundos dos repasses realizados pela Prefeitura e Câmara Municipal ao PREVINA, bem como os 14% descontados mensalmente dos servidores e a cota patronal de 17,05%, mais aporte financeiro. As regras para o cálculo atuarial são estabelecidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social.

“Além da apresentação, o intuito dessa reunião foi para dirimir dúvidas, por isso trouxemos o Kogut, uma das principais referências no País nesse assunto e contratado como atuário do PREVINA. É um tema complexo, pois do cálculo depende a sustentabilidade do PREVINA nos próximos 35 anos, inclusive a manutenção e pagamento dos benefícios já concedidos e a conceder”, explicou Edna.

Os resultados da Avaliação Atuarial, que deve ser realizada anualmente, também foram apresentados aos servidores municipais presentes no “Auditório Felipe Marino Palagano Batista”, onde ocorreu a apresentação, e a representantes do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED).