REUNIÃO | PALESTRAS

PREVINA REALIZA ASSEMBLEIA E PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Assembleia contou com palestra do advogado previdenciarista Dr. Mário Brunhara e teve a participação de mais de 200 servidores

Na noite da última segunda-feira (05), o PREVINA (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Nova Andradina) realizou assembleia no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza, com o objetivo de esclarecer aos servidores as regras, prazos e impactos da Reforma da Previdência. O evento contou com a presença de mais de 200 servidores municipais, incluindo ativos e inativos.

Diversas autoridades participaram do encontro, entre elas a secretária de educação Giuliana Másculi, o presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi, e os vereadores Dr. Sandro Hoici, Arion Aislan, Josenildo Ceará, Márcia Lobo e Cida Valdez. Também estiveram presentes o presidente da ADIMP-MS, Deoclécio Paes, a diretoria do PREVINA, representada por Edna Chulli, Adriana Pimenta e Bruno Sales, assim como os servidores Monique Andrade, Rildo Lima, Gislaine Teixeira e Ana Rodrigues. Os conselhos curador e fiscal e o comitê de investimentos também marcaram presença, juntamente com Edson Granato e Leandro Domingues, presidentes dos sindicatos.

Na abertura da assembleia, Edna Chulli enfatizou a importância de esclarecer as regras implantadas em 2019, por meio da Emenda Constitucional 103, além de ter ressaltado que as discussões sobre a adesão às novas normas têm ocorrido apenas entre o Executivo, Legislativo e a diretoria do PREVINA. Portanto, é essencial que os servidores se inteirem das mudanças e compreendam exatamente como elas afetarão suas vidas funcionais. Com a implantação do regime próprio, os servidores têm um maior acesso à gestão da Previdência, mas é necessário conhecer essas mudanças para fazer escolhas informadas. A Presidente destacou que a assembleia é apenas o primeiro momento de esclarecimento e que a Diretoria está disponível para comparecer às unidades e tirar dúvidas dos servidores.

"A presença dos servidores é fundamental, pois demonstra interesse na gestão do PREVINA, que deve ser acompanhada de perto por todos. Temos a obrigação de fornecer conhecimento aos servidores. Embora as mudanças dependam da aprovação da Lei, nosso papel é informar o servidor. Essa ação está prevista no Plano de Capacitação 2023 e conta com o apoio da Secretaria da Previdência, que enviou um vídeo de apoio ao evento", ressaltou a presidente.

Durante o evento, o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, destacou a importância da participação dos servidores e enfatizou que o Legislativo está atento, buscando sempre aprovar leis que beneficiem os servidores, ao mesmo tempo em que garantem a sustentabilidade do PREVINA.

A Secretária de Educação, representando o prefeito Gilberto Garcia no ato, também enfatizou a relevância do debate e da aprovação de regras que garantam o futuro da Previdência, expressando seu agradecimento ao PREVINA por proporcionar conhecimento e capacitação a todos os servidores sobre o assunto.

A palestra principal foi conduzida pelo advogado previdenciarista Dr. Mário Brunhara, que possui vasta experiência na área. Brunhara abordou as mudanças nas regras previdenciárias, os prazos e os impactos da reforma na sustentabilidade do Regime Próprio. Além disso, esclareceu que a manutenção da saúde financeira do PREVINA depende da cooperação de todos, incluindo o Executivo, Legislativo, gestores, conselheiros, servidores e até mesmo os munícipes, uma vez que uma má gestão resultaria em impactos diretos nos cofres públicos.

Durante a assembleia, todos os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao palestrante e esclarecer suas dúvidas, tornando o evento um momento de intenso debate e troca de informações.

Fonte: https://www.pmna.ms.gov.br/noticias/previna/previna-realiza-assembleia-e-presta-esclarecimentos-sobre-a-reforma-da-previdencia