PREVINA realizou audiência pública de prestação de contas 2022

Em evento realizado no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, o PREVINA promoveu audiência pública de prestação de contas referente ao exercício de 2022.

Na ocasião, mais de 100 servidores municipais, entre ativos e inativos, estiveram presentes. Também participaram do evento o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana Darc, o presidente da Câmara, Dr. Leandro Fedossi, e os vereadores Fábio Zanata e Josenildo Ceará.

A programação iniciou com um café da manhã, momento em que todos foram recepcionados pela Diretoria Executiva e servidores do PREVINA, pelos Conselhos Curador, Fiscal e Comitê de Investimentos.
“Durante a degustação os segurados interagiram trocando informações e revendo amigos de longa data, alguns aposentados relataram que nem sempre têm oportunidade de conversar com os colegas que conviveram durante o tempo em que estavam na ativa”, destacou Edna Chulli, diretora-presidente do PREVINA.
Já, durante o evento, a gestora falou sobre o papel da audiência como forma de demonstrar os atos praticados pela gestão, recursos recebidos durante o ano, investimentos e o saldo do Patrimônio Líquido do Instituto, além de informações relevantes de interesse dos segurados.
“A presença de servidores é fundamental porque demonstra o interesse pela gestão do PREVINA, que deve ser acompanhada de perto por todos”, complementou Edna ao enaltecer a parceria e apoio do Executivo e do Legislativo “sempre atuantes com o objetivo de manter a sustentabilidade do Regime Próprio”.

Na ocasião, o presidente da Câmara também evidenciou a confiança que tem na atual gestão do PREVINA, especialmente por ser funcionário público efetivo e, portanto, segurado, manifestando a disposição do Legislativo em aprovar Leis que beneficiam o servidor, com a responsabilidade de conhecer o impacto que os benefícios oferecidos causarão à Previdência.
Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância de Nova Andradina contar com um Regime Próprio de Previdência, principalmente nesse momento em que o Regime Geral está passando por dificuldades financeiras e o PREVINA está com quase R$ 100 milhões em caixa.
Gilberto também lembrou que todos os servidores devem permanecer atentos e se prepararem para fazer parte da diretoria e dos Conselhos, já que é necessária uma certificação específica para atuar na gestão do PREVINA.
Em seguida, o diretor Financeiro, Bruno Sales, apresentou os dados sobre a gestão do PREVINA no ano de 2022 e mostrou como a sustentabilidade do PREVINA pode afetar toda a cidade, já que se precisar cobrir gastos com a previdência haverá menos dinheiro para investir no Município.

O PREVINA conta atualmente com 215 aposentados e 49 pensionistas, e um valor aplicado próximo a R$ 100 milhões, sendo que os benefícios são pagos com os repasses mensais, e ainda sobram recursos para aplicação mensal na ordem de aproximadamente 500 mil reais.
Sales também pontuou as conquistas do PREVINA em 2022, entre elas a certificação Pró Gestão RPPS nível II, a modernização dos sistemas, a remessa dos dados ao e-Social, recebimento de três milhões de reais a título de Compensação Previdenciária e recorde em aprovação na Certificação Profissional RPPS.

Ao fim da audiência, foram sorteados brindes oferecidos pelos parceiros: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Aconprev, Simspna e Simted.

Veja abaixo as fotos: